A Reabilitação visual, também conhecida como ortóptica ou terapia visual, é o conjunto de técnicas que serve para reabilitar funções ou habilidades dos olhos tanto da visão monocular quanto binocular.
Existem várias condições visuais e oculares que provocam sintomas e indicam disfunções que podem ser de ordem sensorial, motora ou orgânica. Muitos problemas visuais podem ser tratados no sentido de eliminar possíveis sintomas e reabilitar funções deficitárias da visão do paciente.
Numa avaliação ortóptica para reabilitação visual podemos identificar vários problemas visuais, tais como:
- Disfunções da visão binocular, como insuficiência de convergência, excesso de convergência, insuficiência de divergência, excesso de divergência, vergências fusionais reduzidas, forias verticais;
- Disfunções acomodativas, como insuficiência de acomodação, excesso e espasmo de acomodação, inflexibilidade de acomodação, fadiga de acomodação, paralisia de acomodação;
- Alterações no sistema sensorial, como supressão, correspondência sensorial anômala, ambliopia, fixação excêntrica;
- Outras alterações no sistema motor, como paresias e paralisias oculomotoras, estrabismos, síndromes alfabéticas, síndromes associadas a estrabismos etc.
Criança com estrabismo convergente
Terapia visual para tratar disfunções da visão binocular