A optometria pediátrica contempla a avaliação visual de crianças em qualquer idade. Ao nascer é imprescindível que a visão seja avaliada. Muitos fatores pré-natais, perinatais e pós-natais podem interferir na visão de uma criança. Além do chamado “teste do olhinho”, muito importante para suspeitar de patologias oculares, o desenvolvimento visuossensorial e oculomotor da criança também devem ser avaliados.
Nos primeiros meses de vida, além da acuidade visual e da motilidade ocular, muitos reflexos oculares precisam ser avaliados, tendo em vista confirmar a integridade do sistema nervoso, sensorial, visual, bem como a normalidade do desenvolvimento visuomotor da criança. Há funções visuais na criança que só estarão maduras ao final da primeira década de vida.
A optometria pediátrica contempla também o aspecto do desenvolvimento cognitivo da criança. Muitos problemas de aprendizagem e transtornos de comportamento possuem estreita relação com problemas visuais que não devem ser negligenciados na infância.